top of page

Trupe de Circo

A Tingui oferece oficinas de circo para crianças e jovens de duas comunidades rurais do município de Jenipapo de Minas: Bosque e Agrovila.

Os integrantes da Trupe de Circo se reunem semanalmente para brincar e se expressarem pelo corpo, tendo as técnicas circenses como fio condutor.  

 

Além dos encontros, as crianças e os jovens participam de apresentações de circo, sempre tendo a cultura local como ponto de partida para a inspiração dos espetáculos.  Através das expressões cênicas, cômicas e de magia, as crianças fortalecem a identidade cultural e expandem a compreensão acerca da cultura e das artes brasileiras. 

_MG_9695 (1).jpg

Histórico

Em 2012, a Tingui iniciou uma oficina de expressão corporal e técnicas circenses com crianças e jovens da comunidade Agrovila.

Após dois anos de treino, a Trupe de Circo de apresentou pela primeira vez para o público, na então Mostra Cultural de Jenipapo de Minas, em 2014.

 

O espetáculo gerou o desejo em crianças de outras comunidades. Em 2015, iniciamos as oficinas também na comunidade Bosque. E, em 2021, na comunidade do Sant'Anna.

Hoje, a trupe é composta por cerca de 45 integrantes, entre 07 e 25 anos.

____________________

Foto: Carambola Filmes

 

As conquistas da Trupe

Ao longo desses anos, a trupe se apresentou em seis edições da Mostra Cultural Tingui.

 

Foi ainda  convidada para se apresentar em  outras cidades do Vale do Jequitinhonha:

  • em 2017, na Festa das Crianças, em Francisco Badaró

  • em 2018 na Festa em comemoração ao dia das Crianças, em Araçuaí

  • em 2019 no 1˚ Festival da Juventude Empreendedora do Vale do Jequitinhonha, em Diamantina

Em 2015, o projeto da Trupe de Circo foi selecionado na 7˚ edição do Prêmio Cena Minas,  da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

 

WhatsApp Image 2021-09-12 at 04.26_edited.jpg
WhatsApp Image 2021-10-05 at 13.48.33.jpg

O monitor da Trupe

Kenedy Lisboa é um dos integrantes do Coral Ribeirão de Areia e, desde 2014, é também educador social da Tingui, sendo coordenador e monitor das oficinas de circo, entre outros.

Jovem sensível, fortemente ancorado na cultura da região, Kenedy participou (e ainda participa) de algumas oficinas de técnicas circenses para sua formação:

  • 2011: Oficina de Expressão Corporal com Diego Alves e Grace Matos

  • 2014: Oficina de Técnicas Circense com Danilo Alves

  • 2015 e 2016:  Oficina de Técnicas Circenses com Tiago Jole

  • 2017, 2018, 2019: Oficina de Técnicas Circenses com Francisco Tavolaro

Apaixonado pelo projeto e pela arte circense, além das oficinas, Kenedy é  responsável pela criação e pela co-produção dos espetáculos da trupe.

____________________

Fotos ao lado e abaixo: Carambola Filmes e Kenedy Lisboa

 

bottom of page